Birdman ou a inesperada virtude da ignorância (filme)



Filme que possui a maior quantidade de indicações ao Oscar, incluindo as principais categorias: filme, diretor (Iñarritu), ator (Michael Keaton), ator coadjuvante (Edward Norton), atriz coadjuvante (Emma Stone), na minha opinião merece levar apenas a de melhor edição de som e melhor mixagem de som. Mas se Edward Norton e Emma Stone levarem, também não acho ruim. Eles estão ótimos, embora minha torcida seja pelo ator de Whiplash e por Patricia Arquette em Boyhood.



Keaton é Riggan, um ator que está montando uma peça na Broadway mas é assombrado por seu principal personagem de cinema, o Birdman, que lhe rendeu fortunas em três filmes cerca de vinte anos antes. Ele quer mostrar que é um bom ator e apagar essa imagem. Sua filha Sam (Emma) acaba de sair de uma clínica de reabilitação e ele quer também se redimir por ter sido um pai ausente. No elenco de sua peça estão ainda Mike (Edward Norton) e Lesley (Naomi Watts). Durante os ensaios, Mike se mostra bem arrogante e intratável, uma pessoa difícil de se conviver. Só quem consegue conversar com ele é Sam. Os melhores diálogos do filme estão entre esses dois personagens.
 
O filme tenta trazer a tona também a questão de exposição nas mídias sociais, a eterna discussão entre artistas e críticos de jornais, a crise de meia idade, tudo isso tendo como fundo Nova Iorque e as redondezas dos teatros na Broadway. Um lance interessante (usado pela primeira vez por Hitchcock) é apresentar as cenas emendadas, como se não houvessem cortes. Interessante, mas não agrega nada ao filme.

O final do filme é tão decepcionante, que eu preferia que ele tivesse acabado alguns minutos antes, na cena que apresenta a estreia da peça que o protagonista monta. Por conta desse final ridículo, saí desapontado da sala de cinema. O filme ficou chato, insosso. E não achei a atuação de Keaton merecedora nem mesmo de indicação ao Oscar, mas não sou entendedor de arte, né?

Uma curiosidade: Zach Galifianakis (o gordinho de “Se beber, não case”) é o contador e advogado de Riggan. Ele está impagável.

Minha recomendação é: espere sair em DVD ou nos canais de TV mesmo para ver. Não vale a ida ao cinema.
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Film that has the largest number of Oscar nominations, including the main categories: film, Director (Inarritu), actor (Michael Keaton), supporting actor (Edward Norton), supporting actress (Emma Stone), in my opinion deserves only to take the best sound editing and best sound mixing. But if Edward Norton and Emma Stone win, also I don't mind. They are fine, although my favorites are the actor of Whiplash and Patricia Arquette in Boyhood.

Keaton is Riggan, an actor who is mounting a Broadway play but is haunted by its main character of cinema, the Birdman, which earned him a fortune in three films about twenty years before. He wants to show he's a good actor and delete this image. His daughter Sam (Emma) has just come out of a rehab and he also wants to redeem himself for being a deadbeat dad. In the cast of his play there are still Mike (Edward Norton) and Lesley (Naomi Watts). During rehearsals, Mike is pretty arrogant and untreatable, a difficult person to live with. Just who gets to talk to him is Sam. The best dialogues from the movie are between these two characters.

The film tries to bring up the issue of exposure in social media, the eternal dispute between artists and critics from newspapers, the middle-aged crisis, all this with New York and the surroundings of the theaters on Broadway as background. An interesting thing (first used by Hitchcock) is to present the amended scenes, as if there were no cuts. Interesting, but it adds nothing to the film.

The end of the film is so disappointing, I wish he'd done a few minutes before, at the scene which features the premiere of the piece that the protagonist rides. On account of this ridiculous ending, left disappointed at the movie theater. The film was boring, bland. And I didn't think the performance of Keaton worthy even of Oscar nomination, but I'm no art connoisseur, right?

A curiosity: Zach Galifianakis (the chubby "If you drink, don't do it") is the accountant and lawyer of Riggan. He's priceless.

My recommendation is: wait out on DVD or TV channels to see. It is not worth the trip to the cinema.

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