Filme que possui a maior quantidade de indicações ao Oscar, incluindo as
principais categorias: filme, diretor (Iñarritu), ator (Michael Keaton), ator
coadjuvante (Edward Norton), atriz coadjuvante (Emma Stone), na minha opinião
merece levar apenas a de melhor edição de som e melhor mixagem de som. Mas se Edward
Norton e Emma Stone levarem, também não acho ruim. Eles estão ótimos, embora
minha torcida seja pelo ator de Whiplash e por Patricia Arquette em Boyhood.
Keaton é Riggan, um ator que está montando uma peça na Broadway mas é
assombrado por seu principal personagem de cinema, o Birdman, que lhe rendeu
fortunas em três filmes cerca de vinte anos antes. Ele quer mostrar que é um
bom ator e apagar essa imagem. Sua filha Sam (Emma) acaba de sair de uma
clínica de reabilitação e ele quer também se redimir por ter sido um pai
ausente. No elenco de sua peça estão ainda Mike (Edward Norton) e Lesley (Naomi
Watts). Durante os ensaios, Mike se mostra bem arrogante e intratável, uma
pessoa difícil de se conviver. Só quem consegue conversar com ele é Sam. Os
melhores diálogos do filme estão entre esses dois personagens.
O filme tenta trazer a tona também a questão de exposição nas mídias
sociais, a eterna discussão entre artistas e críticos de jornais, a crise de
meia idade, tudo isso tendo como fundo Nova Iorque e as redondezas dos teatros
na Broadway. Um lance interessante (usado pela primeira vez por Hitchcock) é apresentar
as cenas emendadas, como se não houvessem cortes. Interessante, mas não agrega
nada ao filme.
O final do filme é tão decepcionante, que eu preferia que ele tivesse
acabado alguns minutos antes, na cena que apresenta a estreia da peça que o
protagonista monta. Por conta desse final ridículo, saí desapontado da sala de
cinema. O filme ficou chato, insosso. E não achei a atuação de Keaton
merecedora nem mesmo de indicação ao Oscar, mas não sou entendedor de arte, né?
Uma curiosidade: Zach Galifianakis (o gordinho de “Se beber, não case”)
é o contador e advogado de Riggan. Ele está impagável.
Minha recomendação é: espere sair em DVD ou nos canais de TV mesmo para
ver. Não
vale a ida ao cinema.
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Film that has the largest number of Oscar
nominations, including the main categories: film, Director (Inarritu), actor
(Michael Keaton), supporting actor (Edward Norton), supporting actress (Emma
Stone), in my opinion deserves only to take the best sound editing and best
sound mixing. But if Edward Norton and Emma Stone win, also I don't mind. They
are fine, although my favorites are the actor of Whiplash and Patricia Arquette
in Boyhood.
Keaton is Riggan, an actor who is mounting
a Broadway play but is haunted by its main character of cinema, the Birdman,
which earned him a fortune in three films about twenty years before. He wants
to show he's a good actor and delete this image. His daughter Sam (Emma) has
just come out of a rehab and he also wants to redeem himself for being a
deadbeat dad. In the cast of his play there are still Mike (Edward Norton) and
Lesley (Naomi Watts). During rehearsals, Mike is pretty arrogant and
untreatable, a difficult person to live with. Just who gets to talk to him is
Sam. The best dialogues from the movie are between these two characters.
The film tries to bring up the issue of
exposure in social media, the eternal dispute between artists and critics from
newspapers, the middle-aged crisis, all this with New York and the surroundings
of the theaters on Broadway as background. An interesting thing (first used by
Hitchcock) is to present the amended scenes, as if there were no cuts.
Interesting, but it adds nothing to the film.
The end of the film is so disappointing, I
wish he'd done a few minutes before, at the scene which features the premiere
of the piece that the protagonist rides. On account of this ridiculous ending,
left disappointed at the movie theater. The film was boring, bland. And I
didn't think the performance of Keaton worthy even of Oscar nomination, but I'm
no art connoisseur, right?
A curiosity: Zach Galifianakis (the chubby
"If you drink, don't do it") is the accountant and lawyer of Riggan.
He's priceless.
My recommendation is: wait out on DVD or TV
channels to see. It is not worth the trip to the cinema.
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