Antes da Meia Noite (filme)

Terceiro filme de uma trilogia nada convencional, pois os filmes anteriores (Antes do amanhecer e Antes do Pôr do Sol) foram filmados em intervalos de 10 anos cada, sempre com os mesmos protagonistas, é talvez o mais denso dos três. Enquanto no primeiro, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delp) eram jovens que se conhecem e se apaixonam, e no segundo, se reencontram após anos sem se ver e acabam se casando, esse terceiro apresenta a crise do relacionamento, com os dois já nos seus 40 anos, com filhos e enfrentando todos os problemas que qualquer casal passa.

Os diálogos são perfeitos, o jogo de cena idem (há pelo menos duas cenas com uma única câmera e sem cortes, com duração de 20 minutos, mostrando que os atores tiveram um grande trabalho para decorar e ensaiar suas falas e movimento de cena) e o realismo é impressionante. Impossível não nos identificarmos com as situações apresentadas. O filme emociona, faz pensar e repensar. Ao final, a grande mensagem é que é muito mais fácil desistir e encontrar desculpas para justificar o fracasso do relacionamento do que lutar pelo que realmente foi a base de sua construção: o amor. Esse sentimento é muitas vezes esquecido e sufocado pelo dia-a-dia, infelizmente. Mas apenas o bom diálogo, a exposição das fraquezas e angústias de cada um pode resgatá-lo. Apenas um casal maduro consegue realmente sobreviver tanto tempo junto e ainda encontrar a fagulha da paixão. Linda história. Daquelas que toda virgula do texto é importante. Deve ser visto e revisto, com atenção. Embora eles falem de suas vidas, é a de todos nós que passa ali na tela. Uma metáfora que nem todos devem conseguir perceber...

Excelente filme. E agora fica a questão, será que daqui a 10 anos teremos mais uma continuação? Fico fascinado com essa trilogia, pois é realmente muito difícil imaginar que tanto tempo de intervalo entre uma obra e outra apenas as tornam mais interligadas e reais. Sensacional. Quem não viu nenhum deles, corra para baixar na internet ou catar nos NETFLIX da vida. Recomendo!

Comentários