Amor Além da Vida (filme)

Ganhador do Oscar de efeitos visuais em 1999, esse filme, de temática espírita, é bem interessante. Trata-se de um drama que traz uma experiência de pós-morte do protagonista, vivido por Robin Williams.

Chris, alguns anos depois de perder os dois filhos, Marie (Jessica Brooks Gant) e Ian (Josh Paddock), num trágico acidente de carro, acaba se envolvendo também em um acidente deixando sua esposa Annie (Annabella Sciorra) atordoada pelas perdas. Mas o filme foca então no que Chris vê após sua morte. Ainda perambulando pela orbe terrestre, ele vê seu funeral e não consegue aceitar a morte. Albert Lewis (Cuba Gooding Jr.) é o espírito que vem para orientá-lo e conseguir fazer com que desapegue da matéria e viaje para o outro plano. Chris reconhece o homem como seu antigo professor de psiquiatria e acaba aceitando a ajuda. No mundo que se descortina, as cores e paisagens que ele vê são as mesmas que sua esposa pintava. Percebe-se então que os dois, embora em planos distintos, mantém sua conexão, pois são almas gêmeas. Enquanto ele peregrina por esse novo mundo, ele tenta encontrar os filhos e ajudar a esposa, que na Terra continua sofrendo muito.

Muito boa a abordagem do tema, que apresenta a visão do pós-morte sem vincular a nenhuma doutrina espiritual, embora esteja bem próximo dos conceitos do Espiritismo, pois fala-se do umbral (chamado de Inferno no filme), do vale dos suicidadas e também de reencarnação.

Um belo filme, com uma mensagem positiva de que tudo podemos se tivermos fé. Vale a pena conferir. Como o filme é antigo, é fácil de achar na internet para download. O título original em inglês é “What Dream May Come”.

Curiosidade: esse foi o último filme (cinema) feito pelos jovens atores que interpretam os filhos do casal. No IMDB não há dados mais atuais sobre eles...

Comentários