Dois pássaros foram colocados numa mesma gaiola. Um deles já tinha asas e voava alto. Num vôo, se machucou e quase morreu. Foi então que ele foi pego de surpresa e aprisionado. O outro, ainda novo, tinha as asas ainda em desenvolvimento, por isso, seus vôos eram ainda curtos e não foi difícil capturá-lo. Ali naquela gaiola, eles tinham o conforto, o alimento, a água e cantavam felizes. Mas estavam privados de seus vôos. E pássaros precisam voar.
Algumas vezes os dois se bicavam, outras até ameaçavam fazer um ninho. A gaiola ficava pendurada numa grande varanda e eles enfrentaram tempestades, ventos fortes. Numa tempestade dessas, a gaiola quebrou. Assustados, eles ficaram um tempo sem cantar, mas os dois continuaram ali, próximos da gaiola. A mão que os aprisionou remendou a gaiola e eles entraram novamente. A cantoria voltou.
A natureza dos pássaros é a liberdade, então, percebia-se que mesmo felizes e cantando, faltava a eles alguma coisa. Eles precisavam voar. O dono então, depois de algum tempo, resolveu abrir a gaiola. Os pássaros não entenderam aquela ação. Hoje com a gaiola aberta, os pássaros já saíram dela, mas ainda não alçaram vôo. Devem ter desaprendido a voar, ou estão com medo. Medo de deixar o conforto, a estabilidade e o alimento. É difícil para eles. Eles batem as asas, cantam... até dão alguns saltos, mas não se afastam da gaiola. Não sei se o medo deles é se afastar da gaiola ou um do outro.
Será que eles vão voar? Será que querem mesmo a liberdade? Acredito que eles vão voar. Talvez falte um impulso, um pequeno empurrãozinho. Eles precisam experimentar o vôo. Eles tem medo de voar e depois de cumprirem as rotas migratórias não terem mais o porto seguro. Não sabem se a gaiola estará sempre lá, ou se outros pássaros a ocuparão. Será que o dono vai deixar a gaiola para eles, ou até mesmo construir outra, sem os remendos daquela onde eles viviam? Será que depois de experimentar a liberdade eles realmente vão voltar?
Comentários
Postar um comentário
Por favor deixe aqui seu comentário