O clássico de Victor Hugo, que já foi peça de teatro e musical de sucesso na França, Inglaterra e Broadway, ganha uma nova adaptação para as telas (a terceira, pelo que eu saiba), e surpreende pela beleza. O filme é um musical do início ao fim. Todas as falas são ritmadas, cantadas. Pra quem não gosta de musicais, como eu, isso parece assustar. Mas ao contrário, transforma o filme em poesia pura. E eu chorei, de soluçar! Eu nunca tinha lido ou assistido a obra em suas antigas versões. Achei maravilhoso. A história se desenrola na França durante o final do período de Napoleão e governos seguintes, quando o povo enfrentava escassez de alimentos, muita pobreza e a cólera.
O filme conta a história do ex-condenado Jean Valjean (Hugh Jackman) que embora tenha cumprido sua pena, não consegue emprego e uma vida tranqüila. Usa então diversas identidades falsas e consegue progredir na vida, mas é sempre perseguido pelo policial Javert (Russel Crowe). Após Fantine (Anne Hathaway), uma de suas funcionárias ser demitida, ele a reencontra nas ruas, fraca e doente. Se comove com a situação da moça e resolve então adotar a sua filha Cosette (interpretada por Amanda Seyfried, quando adulta) que vive com outra família, os Thénardier (vividos por Sacha Baron Cohen e Helena Bonham Carter). Anos depois, quando a menina já é uma moça, Cosette vê Marius (Eddie Redmayne), um jovem revolucionário nas ruas de Paris e ambos se apaixonam sem saber que sua irmã adotiva, Éponine Thénardier (Samantha Barks) também ama o rapaz. Com a morte do general Lamarque, o grupo de jovens revoltosos resolve fazer sua rebelião e são abatidos pelo exército.
Curiosidades e algumas diferenças sobre a obra original:
- Os personagens criados por Victor Hugo foram em sua maioria baseados em personagens reais que ele conheceu.
- Fantine morre ao descobrir que Valjean é um ex-condenado.
- A passagem da barricada e batalha na Rue Saint Denis foi vista pelo próprio autor que estava nas imediações
- O menino de rua Gavroche (Daniel Huttlestone, no filme) é filho do casal Thénardier.
- O jovem Marius tem conexão com Thenardier pois esse salvara seu seu pai na batalha de Waterloo.
- Marius pede permissão ao avô para se casar com Cosette, antes dela viajar e ele não deixa.
- Valjean fora preso outras vezes e fugiu da prisão.
Só digo mais uma coisa: vale muito a pena conferir. E mais: me deu vontade de ler a obra original, que parece ser riquíssima e sofreu muitos cortes para caber no tempo de projeção do filme que mesmo assim ficou longa, com quase 3h de duração.
Comentários
Postar um comentário
Por favor deixe aqui seu comentário