Histórias Cruzadas (filme)

O racismo nos Estados Unidos é sempre um tema forte para filmes e traz grandes dramas, principalmente quando se fala do sul, no Mississipi. E é lá que esse filme se passa, na década de 60, quando Luther King começa a despontar como defensor dos negros. Nesse cenário, “The Help” (titulo original), apresenta um pouco o dia a dia das empregadas domésticas e o paradoxo em que vivem, cuidando de crianças que têm por elas mais carinho que aos pais biológicos e ao mesmo tempo sendo tratadas como lixo pelos pais, num ciclo continuo que perdura por gerações.

Eis que, nesse conturbado ambiente, Skeeter (Emma Stone), jovem jornalista, resolve retratar a história a partir do ponto de vista das empregadas. Mas esbarra na dificuldade de conseguir que elas se abram, pois sofrem com a ameaça de serem presas, perderem seus empregos e até mesmo a vida. Ela consegue o depoimento de Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer). Mas para publicar seu livro, precisa de pelo menos mais outra dúzia de casos. Enquanto ela tenta convencer mais mulheres a se abrirem com ela, a pacata sociedade de Jackson vai levando sua vidinha. Celia Foote (Jessica Chastain) é uma dona de casa diferente das outras. Nunca teve empregada e, por conta disso, quando consegue uma, a trata da mesma forma que a qualquer outra pessoa, sem o menor preconceito. Muito interessante. Ao mesmo tempo, é rejeitada pelas outras mulheres da sociedade local, exatamente por ter um comportamento diferente, mais liberal.

O filme traz drama e comédia na medida certa. Ao mesmo tempo que sentimos revolta pela forma como os negros eram tratados, conseguimos nos divertir com as situações que acabam vivendo. O filme merecidamente foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, mas injustamente não levou a estatueta. Além dessa indicação, também foram indicadas 3 atrizes do filme: Viola Davis à melhor atriz e Jessica Chastain e Octavia Spencer (que acabou levando a estatueta pra casa) na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

O filme está atualmente no pay-per-view da TV a cabo. Vale a pena conferir e se emocionar. Só não recomendo ver comendo torta de chocolate... rs

Comentários