José Carlos Leal elencou 10 motivos que para ele foram primordiais para se tornar espírita. Criado dentro de uma família católica, ainda na infância ele não compreendia alguns dogmas da Igreja e contestava as verdades absolutas e mistérios. Na adolescência, encontrou no Materialismo explicações que lhe pareciam mais plausíveis e tornou-se ateu. Aos 20 e poucos anos, conheceu a Doutrina Espírita e abraçou a causa. Autor de dezenas de livros espíritas, José Carlos traz um excelente resumo das principais diferenças entre o espiritismo e as demais religiões, apresentando o embasamento científico, filosófico e religioso da doutrina.
O objetivo do autor não é dizer que a doutrina seja melhor que as outras religiões e muito menos convencer alguém a mudar suas crenças. Na verdade, o livro apresenta os argumentos que o levaram a seguir pelo espiritismo, cujo foco é na reforma íntima de nós mesmos e não no culto, nos rituais e adorações que estão presentes em outras religiões. As razões que ele coloca como fundamentais são: Deus, o Mal, a Morte, a morte do Diabo, O caráter racional da doutrina, a reencarnação, a inexistência de hierarquias e livros sagrados, a comunicação com os espíritos e suas conseqüências, a vida em outros planos e planetas e a tripartição da Doutrina dos Espíritos.
O livro é excelente tanto para quem já é espírita, como eu, ou para quem quer conhecer a doutrina sem se aprofundar nos estudos dos cinco livros que formam a sua base conceitual. Recomendo a leitura para todos aqueles que têm medo do espiritismo, por puro preconceito ou por desconhecimento mesmo.
Comentários
Postar um comentário
Por favor deixe aqui seu comentário