Namorados Para Sempre (filme)

O filme, apesar do título, não tem nada de romance açucarado. Mais uma vez,a  tradução se perde. O título original, "Blue Valentine" é muito mais significativo. Essa película é um drama, com fortes traços de realidade.

O casal de protagonistas, Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams) está passando por uma crise conjugal, após alguns anos juntos. No decorrer da trama, flashbacks mostram como os dois se conheceram, como sua filha nasceu, o amor que os unia. Mas nos dias atuais, fica claro como os dois não se suportam mais, como a rotina destruiu aquele amor incondicional do passado. As circuntâncias, as conjunturas que cada um vive em cada momento (trabalho, família) são bem representados como elementos que influenciam e mudam a forma dos personagens encararem a vida e projetar seus valores e ideais. Muito interessante, pois sabemos que é assim mesmo a vida. Nenhum valor é imutável e diversas são as situações que passamos e que nos influenciam.

O filme seria muito melhor se uma passagem fosse melhor explicada: o porque da jovem Cindy se apaixonar por Dean e largar seu antigo namorado, Bobby (Mike Vogel). Além disso, a película peca por não ter um final claro, deixar no ar uma situação que pode ter diferentes desdobramentos. Acredito que vá rolar uma sequencia do filme dentro de alguns anos, mostrando o casal numa nova fase.

O enredo mexe com os espectadores, pois nos vemos em muitas das situações mostradas. Quem nunca começou um relacionamento achando que aquilo seria eterno e depois se frustrou? Essa é a matriz motora do filme, mas podia ser mehor explorada. Destaco aqui a atuação dos protagonistas, que conseguem passar todas as suas emoçoes nas diferentes etapas da vida e de seu relacionamento. Um filme tocante, mas que poderia ser bem melhor.

Comentários