Jogo de Poder (filme)

Naomi Watts e Sean Penn estrelam esse filme (“Fair Game”, título original) nos papéis da agente da CIA Valerie Plame e de seu marido, ex-embaixador Joe Wilson. Valerie era uma agente de ponta enviada especial em diversas missões de campo pelos países árabes atrás de informações e dados que pudessem auxiliar os EUA a definir sua estratégia de defesa/ataque a possíveis complôs e atentados terroristas. Para uma das missões (confirmar se havia produção e venda de Urânio a partir de Níger, país africano), a agente acaba sugerindo que seu marido (diplomata) faça a inspeção pois ele possuía bons contatos no país. O resultado da análise que ele fez foi de que a informação era infundada, não havia produção de Urânio em Nígem para o Iraque. Além disso, em outras investigações, a agente descobriu que os cientistas iraquianos não estavam trabalhando em nenhuma usina/fábrica escondida pois simplesmente não havia recursos do governo iraquiano para a produção de armamentos nucleares. Mas mesmo assim, a Casa Branca (e o Bush em pessoa num discurso para a nação) pedem a invasão ao Iraque. Joe não suporta essa “mentira” e escreve para o New Yor Times suas versões dos fatos. Dias depois, no mesmo tablóide sai uma nota dizendo que ele fora enviado para Níger a pedido de sua mulher, agente da CIA. Com sua identidade de agente revelada no jornal, a vida do casal vira um inferno com a imprensa em cima deles e governo fazendo de tudo para difamar os dois, sem falar nas inúmeras ameaças de morte que sofrem pelo telefone.

O filme é baseado em fatos reais e o final todos sabem: acabou mesmo ficando provado que o Iraque não estava fabricando armas nucleares e que a “desculpa” usada pelo governo Bush era infundada para tal massacre em Bagdá.

Um ótimo filme com dois atores que adoro. Recomendo para quem está cansado de vê RO governo americano nas telas como os “salvadores do mundo”. Muito bom!

Comentários