Ontem assisti ao filme NOSSO LAR, estreia dessa semann circuito nacional. Baseado na obra homônima psicografada por Chico Xavier e ditada pelo espírito André Luiz, o filme conta a história de como André Luiz chegou no além-vida, sua passagem pelo umbral e sua chegada à cidade chamada de NOSSO LAR. Ele relata como os espíritos são recebidos, como funciona o "hospital", bem como mostra como os espíritos se preparam para reencarnar, mandar mensagens para seus parentes que ainda estão encarnados e tudo o mais. Mostra também como é a estrutura hierarquica e o dia a dia dos espíritos que se encontram nesse nivel espiritual.
Uma história comovente, principalmente para quem é espírita ou acredita parcialmente em suas teorias. Para os crentes de outras religiões, o filme pode não agradar. Como a sua mensagem é passar ensinamentos da doutrina espírita, ateus, antropólogos e sociológos também vão se interessar e muito.
Deixando de lado a mensagem, quero destacar a granda qualidade técnica da fita. A qualidade da reconstrução histórica (figurinos, objetos de cena, cenários, locações) do início do século XX são muito bem feitas. Sem contar também o memso cuidado que tiveram para retratar o umbral (muito escuro, mas sem perder a qualidade de cenários e figurinos) e também para o plano espiritual do NOSSO LAR, com muito branco e azul. Acho que nunca tinha visto um filme nacional com tanta qualidade visual quanto este. Também, pelo que li, essa foi a produção mais cara produzida até os dias de hoje (perdendo apenas para ChatÔ que ainda nem conseguiu ser concluído e que duvido o seja algum dia).
Um filme lindo, com um abela mensagem e com um elenco também de primeira. Embora o protagonista seja pouco conhecido do grande público, o ator Renato Prieto é muito bom e conhecido do público que asisste a peças de cunho espírita. Além dele, temos também Fernando Alves Pinto (Lisías), Rosane Mulholland (Heloisa) e muitos outros atores conhecidos, como Othon Bastos, werner Schunemann, Aracy Cardoso, Ana Rosa, Paulo Goulart, Chica Xavier.
Recomendo assistir e, como um sonho, fica aqui a minha vontade de vê-lo indicado ao Oscar de filme estrangeiro, representando o cinema brasileiro na maior mostra mundial de cinema. Quem sabe?
Acabei indo assistir sexta feira...ansiosa como a maioria na enorme fila que se formou do lado de fora da sala...Me impressionou não só pela produção, que foi por si só sensacional, mas pela mensagem que deixa...
ResponderExcluir