Os homens que não amavam as mulheres (filme)

Heinrik Vanger (Sven-Bertil Taube) tem 84 anos e ainda não se conforma em não ter encontrado o assassino de sua sobrinha, morta há 40 anos quando tinha apenas 16 anos. Todos os anos ele recebe um quadro de flores desidratadas da mesma forma que ela fazia quando era viva. Ele decide então contratar o jornalista investigativo da revista Millennium, Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist), recém condenado num processo por calúnia e difamação. Mikael acaba sendo ajudado por uma detetive nada convencional, Lisbeth (Noomi Rapace), jovem punk que tem problemas psíquicos e é monitorada por um curador de justiça.

Esse é o enredo desse filme sueco que consegue nos surpreender a cada nova pista que é encontrada pelo casal. Sem contar nos enredos paralelos que tornam a história ainda mais rica. Um filme para ver e adorar. Já até fui buscar informações na internet sobre a trilogia de livros cuja primeira obra deu origem a esse filme. Agora fico na torcida que produzam os outros dois volumes.

Difícil se ver um filme estrangeiro (não Hollywoodiano) que seja tão desvinculado da história do país. Trata-se de enredo que poderia acontecer em qualquer lugar da Europa, ou até mesmo fora dela. Um suspense policial como há muito eu não via nas telonas.

Vale a pena conferir. E logo, pois filmes não-americanos não ficam em cartaz muito tempo!

Comentários