Nessa segunda-feira, nosso Rio de Janeiro completou 445 anos de idade. Para comemorar, a Rede Globo organizou uma série de shows. Um deles foi de Gilberto Gil, no Campo do Karatê na Cidade de Deus. Eu fui conferir, mesmo debaixo de uma chuva chata e insistente.
O show começou pouco depois de 21h, com o mestre Gil mandando “Tempo Rei” seguido por “A Novidade”. Depois ele atacou com duas de Bob Marley (No Woman, No Cry e I Wanna Love You). Em seguida, subiu ao palco, num visual bem diferente do que usa em seus shows, apenas jeans e jaqueta, Preta Gil. Ela cantou “Vamos Fugir” com seu pai e depois o seu maior sucesso “Sinais de Fogo”. O show continuou com sucessos de várias décadas de Seu Gilberto. Ele ainda recebeu Maria Gadú que além de cantar uma música de Gil, também cantou seu atual hit “Shimabalaiê”. Quando ela saiu do palco o povo gritava “Volta, Volta” e muitos foram embora. Gil então disse que Gadú voltaria e isso fez com que as pessoas desistissem de sair. Ele atacou com mais alguns de seus sucessos, como “Aquele Abraço”, “Palco”, “Esperando na Janela” etc. No final do show, as duas voltaram ao palco e os três cantaram o hino de nosso Rio, “Cidade Maravilhosa”.
O público era composto basicamente por moradores da comunidade e jovens, a maioria atrás de Maria Gadu, estrela da moda desse verão. Vamos ver se ela consegue se manter. Gil conseguiu agitar a massa apenas com algumas de suas músicas, talvez porque esse público não seja mesmo consumista de MPB ou porque eram jovens demais e não conhecem os sucessos do cantor. Mas a impressão clara que ficou é que eles estavam ali por causa de Gadú.
Os vídeos de “A Novidade”, “No Woman, No Cry”, “Aquele Abraço”, “Cidade Maravilhosa”, “Vamos Fugir”, “Shimbalaiê” no meu canal no youtube: http://www.youtube.com/fmendelski)
Fotos: Fred Mendelski
Comentários
Postar um comentário
Por favor deixe aqui seu comentário