Caim (livro)

José Saramago faz juz ao Nobel de Literatura que ganhou. Confesso que o primeiro livro dele que li (O Evangelho segundo Jesus Cristo) me deu certa aflição por conta dos parágrafos intermináveis e nenhuma pontuação nos diálogos para separar a fala de um personagem de outro. Mas depois de ter lido pelo menos 5 títulos dele, me acostumei e até gosto de seu estilo.

Nesse livro, lançado ano passado, Saramago se aventura de novo a retratar passagens bíblicas, dessa vez, o velho testamento. Eu, como não-cristão e não-católico, conheço pouquíssimo da história narrada nos livros que compõem a bíblia, mas mesmo assim adorei a narrativa da história de Caim. O tom irônico do autor é delicioso. A forma como ele retrata a Torre de Babel, a expulsão de Adão e Eva do Paraíso, a relação de Deus com Lucifer, Abraão levando Isaac para o sacrfício na montanha, Noé e sua arca... Tudo isso com a visão de Caim sobre os fatos bíblicos!

Uma leitura perfeitapara passar as noites. Que tal desligar a TV e esquecer o BBB dedicando algumas horas à magia da literatura?

Comentários