Depois de um ano de espera, pois ano passado a prefeitura não autorizou sua saída, nesse domingo, dia 07 de fevereiro, o bloco “A Coisa Ta Preta”, comandado pela Preta Gil, finalmente invadiu a orla de Ipanema. E a praia ficou pequena. Era um mar gente à frente, dos lados e atrás do bloco. O bloco saiu pontualmente às 16h da Praça General Osório e terminou pouco mais de 20h no Jardim de Alah.
Ela começou com o samba de sua autoria em parceria com Carlinhos Brown (que dá nome ao bloco) e em seguida fez uma homenagem à cidade cantando “Aquele Abraço”. Assim que o bloco entrou na praia ela soltou “Que Beyonce, nada! O domingo é da Beyoncione”. E o povo aplaudiu muito!
Ao longo do percurso, os comentários ouvidos na multidão eram: “É ela mesma?”, “Como ela manda bem!”, “Tem que ter toda semana...”, “O repertório está ótimo!”. Também havia os engraçadinhos que faziam piada com seu tipo físico, mas indignos de serem citados. No meio do trajeto, visivelmente emocionada, revelou que aquilo ali era a realização de um sonho. E era mesmo. Como acompanho sua trajetória há dois anos, posso dizer que ela conseguiu conquistar o Rio de Janeiro. De apresentações em casas pequenas como o Cinemateque, passando pela Hideaway e depois passando para lugares maiores, como a The Week e até mesmo Canecão, tudo leva a crer que 2010 será o ano de Preta Gil.
O bloco misturou de tudo um pouco de nossa rica MPB. Desde sucessos pop como Lulu Santos, Tim Maia, Vanessa da Mata, “Sinais de Fogo” da própria Preta, passando por forró, axé (desde “base do Beijo”, mais novo hit do Carnaval até os antigos sucessos de Araketu), sambas-enredo, cover de Single Ladies e até mesmo a hilária “Cross Fox”, sem esquecer também algumas repetições do samba tema do bloco!
Já no final do percurso, ela chamou Cris Vianna, a madrinha de bateria, para subir no carro com ela. E lá também estava Jamelão Neto que cantou alguns dos sambas com a Preta.
Mais uma vez, quem pecou foi a prefeitura. Embora houvesse banheiros químicos, não estavam em número suficiente e vários foliões impacientes com as filas acabaram fazendo o que deviam nas areias e muros do caminho. Outro ponto negativo é que muitos ambulantes ficaram sem água, cerveja e refrigerante. Nem mesmo nos quiosques da orla se conseguia comprar água.
Não vou acompanhar nenhum outro bloco no Rio esse ano, mas já posso afirmar que A COISA TÁ PRETA foi uma das melhores surpresas desse Carnaval. E vamos aguardar agora por 2011!!!!
(Fotos: Fred Mendelski)
Comentários
Postar um comentário
Por favor deixe aqui seu comentário