This is it (crítica do filme)



Serão apenas 12 dias. Como estreou na quarta, faltam apenas 10, contando com hoje. Corra! Garanta o seu lugar! Esse documentário, com o backstage e ensaios de Michael Jackson para aquela que seria a sua última turnê (como ele mesmo anunciara), é simplesmente fantástico. O filme mostra a relação de MJ com seus dançarinos, músicos, enfim, sua dedicação e envolvimento com seu projeto entitulado “This is it”.




A projeção começa com depoimentos dos bailarinos recém aprovados na seleção e sua alegria de fazer parte do mais seleto grupo de dançarinos do mundo pop. O roteiro segue a ordem de apresentação das músicas no show, com cenas de pelo menos 3 ensaios distintos. O Rei do Pop mostra o porquê desse título. Ele não apenas canta como orienta os músicos sobre como devem tocar cada nota, cada compasso. Como o próprio diretor conta num momento, ele conhece suas músicas. Ele não é simplesmente o intérprete ou compositor. Ele é o DONO! Explosivo as vezes, mas sempre chamando o grupo de família, podemos ver um MJ bem diferente do que os tablóides mostravam nos últimos anos.




Com cerca de 1h50min de projeção, os espectadores são absorvidos pela magia que cerca as apresentações. A tal ponto que parece que estamos vendo não um ensaio, mas sim uma apresentação da turnê. As coreografias ensaiadas à exaustão, com a qualidade vocal e dos músicos aliados aos efeitos especiais, explosões, fogos, imagens no telão, vídeos pré-gravados, mostram que “This is it” era uma mega produção. Uma pena que acabou ficando no “this will not be it”. Ao final, ficamos com um gosto amargo na boca, pensando que infelizmente não saberemos nunca como seria a repercussão desse show na carreira do astro. Como eu já disse aqui antes, “GONE TOO SOON”.

Comentários